Veja como melhorar e facilitar o seu uso do Facebook

O Facebook é a rede social mais popular do mundo. Segundo dados da própria empresa, mais de um bilhão de pessoas utilizam o site ou o aplicativo regularmente. No entanto, será que todos os usuários sabem aproveitar o site ao máximo? Além das ferramentas bastante conhecidas, existem alguns truques que podem transformar o uso da rede, deixando-o ainda mais prático e personalizado. Veja algumas dicas de como turbinar o seu uso do Facebook!

Mensagens de outros usuários

Os usuários costumam receber mensagens de amigos no chat do Facebook sem qualquer problema. A rede envia notificações em tempo real quando isso acontece. No entanto, quando alguém que não é seu amigo envia alguma mensagem, ela fica "escondida". Para visualizá-la, é necessário clicar no símbolo do chat, no topo da página, e depois na opção "Outras", ao lado de "Caixa de entrada".

Marcação de fotos

Quantas vezes você já foi marcado numa foto e desejou que ninguém pudesse vê-la? Ainda que não dê para remover diretamente a foto publicada por outro usuário, você pode remover sua marcação ou optar para que esse conteúdo não apareça em sua linha do tempo.Se for algo que você realmente não quer que esteja no Facebook, a dica é notificar quem fez a postagem e, caso isso não dê certo, denunciar a foto para o Facebook.

Perfil público

Ter um perfil público pode ser motivo de incômodo para algumas pessoas, por mostrar fotos, vídeos ou notícias para qualquer usuário da rede. No entanto, é possível controlar a maneira com que o conteúdo exposto no seu perfil é compartilhado. Para isso, na hora de postar, observe as opções: "público", "amigos", "somente eu" e "personalizado". Para ver o que cada usuário pode visualizar, clique no botão com reticências, localizado em cima da foto de capa no seu perfil e, depois, escolha "ver como". Quando a tela recarregar, será possível escolher se você deseja ver o perfil como público ou como algum usuário em específico.

Mensagens programadas

Esquecer aniversário de um amigo nunca mais! Utilizando o Sendible, é possível enviar mensagens pré-programadas para qualquer amigo do Facebook. A ferramenta permite medir o nível de sucesso de um conteúdo compartilhado e até ver o que está sendo dito sobre uma marca, fazendo dela uma ótima aliada para empresas. No entanto, o Sendible oferece apenas 30 dias grátis. Depois desse período, é necessário pagar uma mensalidade de US$ 59 (aproximadamente R$ 196), valor que dá ao usuário acesso a uma série de outras funcionalidades do serviço.

Amigo secreto

Se você fez um novo amigo no Facebook, existe uma maneira bem prática de evitar que esta novidade chegue à timeline de algumas pessoas, caso queira. Basta ir nas configurações da rede social e, na parte "Privacidade", escolher quem pode ver suas publicações futuras, selecionando "público", "amigos", "somente eu" ou "personalizar", para escolher pessoalmente quem pode ou não pode ver seu conteúdo.

Filtro da timeline

Você já se perguntou porque as postagens de algumas pessoas dificilmente aparecem no feed de notícias? Isso ocorre porque o Facebook utiliza um algoritmo para filtrar o que deve aparecer para você. No entanto, o usuário tem ferramentas para retomar o controle de sua própria timeline: quem utiliza o aplicativo mobile já pode escolher os amigos e páginas cujas postagens devem ter prioridade para aparecer no feed. Basta entrar no menu do aplicativo, clicar em "Preferências do Feed de Notícias" e personalizar de acordo com sua vontade.

Resumo do perfil

Poucos usuários conhecem esta função, apesar de ser facilmente encontrada. Qualquer pessoa que desejar ter acesso a tudo que já compartilhou no Facebook e também às propagandas em que clicou, pode fazer o download de um arquivo disponibilizado pela rede social. Vá até as configurações gerais da conta e escolha a última opção para baixar os dados completos.

Mensagem não vistas

A notificação de visualização das mensagens, introduzida pelo Facebook alguns anos atrás, dividiu os usuários. Alguns amam a funçãou, outros acham que é uma notificação invasiva. Se você está nesse segundo time, o Facebook não oferece nenhuma solução, mas algumas ferramentas podem te ajudar, como as extensões para navegadores Facebook Hide Seen e Chat Undetected.

Bate-papo fora da rede

Quer conversar com os amigos sem estar com o Facebook aberto? O Gabtastik e o Digsby são dois programas que funcionam como um chat para seu computador, com todos os amigos do Facebook. O melhor de tudo é que eles têm visuais bem simples, são fáceis de usar e não sobrecarregam a máquina.

Notificações em destaque

Às vezes não é possível checar as notificações e as conversas do Facebook o tempo todo, especialmente quando várias abas estão abertas no navegador. No entanto, a extensão Facebook Notifications, para o Google Chrome, cria uma caixa no canto direito da tela e exibe com destaque as notificações da rede social, para você não perder nenhuma novidade.

Carregando...