Lasanha à Bolonhesa de Panqueca

A palavra Lasanha tem sua origem da palavra grega “lasanon”, a qual significa pote de quatro. Posteriormente os romanos pegaram-na emprestada e a batizaram de “lasanum”,  que significava “pote  de cozinhar” para descrever o nome do recipiente onde a iguaria, ou seja a Lasanha, era montada sob forma de camadas. O mais curioso nisto tudo é que mesmo sendo a Itália o país que a consagrou, há registros antigos datados do século XIV, uma espécie de livro de receitas, escrito então pelo cozinheiro mestre do Rei Ricardo II da Inglaterra, que descreve uma receita bastante similar à Lasanha a qual conhecemos hoje, elaborada através de massa sob camadas intercaladas com recheio, porém o “pomodoro”, – o molho de tomate tão tradicional para esta receita – só chegou à Europa depois que Cristóvão Colombo descobriu a América no ano de 1492. Histórias a parte e vamos apresentar a receita da Lasanha à Bolonhesa de Panqueca, essa que substitui honrosamente a massa para Lasanha convencional, elaborada de uma forma leve e muito diferente. E o mais importante de tudo isso, também muito gostosa!

Lasanha à Bolonhesa de Panqueca

Uma receita diferente e fácil de fazer de um prato super tradicional da cozinha italiana. Leva um tempinho, nada demais, mas é o tempo suficiente para se bebericar um bom vinho ao estilo “chef do dia”! E o resultado, uma delícia! Lasanha com massa de panquecas, isso mesmo, ao invés das camadas serem feitas com a massa de Lasanha, utilizaremos a massa de Panquecas. Todo o restante permanece igual.

Super dica! Quanto mais fininha ficar a massa das panquecas, mais leve a Lasanha ficará.

Para a massa das panquecas:
Ingredientes (e é delícia!):

1 xícara (chá) de leite integral
2 ovos
4 colheres (sopa) de óleo
1 pitada de sal
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento em pó.

Preparo:
Bata o leite, os ovos e o óleo no liquidificador, quando estiver homogêneo, acrescente a farinha de trigo, o fermento e o sal, bata mais um pouco até ficar homogêneo novamente. Unte uma frigideira com óleo e aqueça-a, com uma concha coloque o líquido na frigideira para cobrir o fundo somente, lembre-se da “Super dica!”. Tente fazer as panquecas o mais finas possível. Reserve.

Para o recheio:
Duas sugestões:
1 – Ou você utiliza somente o recheio a bolonhesa descrito abaixo ou;
2 – Além do recheio à bolonhesa, coloque fatias de presunto e mozzarella (aproximadamente 300 gr) intercalando com as panquecas e cobrindo com o recheio/molho em cada camada.
Ingredientes:
3 colheres (sopa) de azeite
1 cenoura pequena em cubinhos
1/2 quilo de carne moída
2 dentes de alho picados
1 cebola média picada
2 colheres (sopa) de salsinha picada
6 tomates picados, sem pele e sem sementes
Sal a gosto.

Preparo:
Cozinhe a cenoura em uma xícara de água. Quando estiver cozida, bata no liquidificador e reserve. Em uma panela, aqueça o azeite e coloque a cebola, quando estiver levemente dourada, acrescente o alho picado até dourar e então acrescente a carne moída. Assim que a carne moída estiver cozida, mas ainda suculenta, acrescente os tomates, o sal a gosto e a cenoura batida e deixe cozinhar até virar um molho. Desligue, acrescente a salsinha e reserve.

Molho:
Duas sugestões:
1 – Ou você faz somente com o molho a bolonhesa e acrescenta mais 2 ou 3 tomates na receita acima, ou;
2 – Faz um molho branco para intercalar com o recheio. Segue abaixo a receita:
Molho Branco:
Ingredientes:
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de manteiga
100 gramas de queijo parmesão ralado
1/2 litro de leite
Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto.

Preparo:
Derreta a manteiga em uma panela e coloque a farinha de trigo. Misture bem até que a farinha dê uma leve tostada e libere um aroma de amêndoas. Acrescente o leite aos poucos e mexa sem parar com um “fouet” ou colher de pau até que o leite acabe e fique um creme homogêneo e encorpado. Desligue, retire do fogo, tempere a gosto, acrescente o parmesão, misture novamente e reserve.

Finalmente a lasanha!
Coloque camadas começando com as panquecas e intercalando com o recheio e o molho (presunto e mozzarella se quiser), cubra de molho branco e leve ao forno para gratinar.
Dica: Não faça mais que 4 ou 5 camadas de panquecas, a lasanha fica mais suculenta e apetitosa!
Dica 2: Faça o molho antes de tudo, o descanso faz muito bem a ele.
Delicie-se e nos conte como ficou a lasanha e a harmonização! Buon Appetito!

Vinhos para Harmonizar:

Casa Silva Collécíon Carménère

Casa Silva Reserva Cuvée Carménère

Casa Silva Gran Terroir  Carménère

Casa Silva Collécion Cabernet Sauvignon

Casa Silva Reserva Cuvée Cabernet Sauvignon

Casa Silva Gran Terroir Cabernet Sauvignon

Fonte: Vinhos On Line - por

Carregando...