Cães idosos: saiba como ajudar o seu amigão a ficar alerta, ativo e saudável

Trabalhe o faro

Algumas pessoas sentem medo dos dentes afiados, mas a verdade é que o nariz é a ferramenta mais poderosa que os cães têm no corpo - é a forma como eles conhecem o mundo. Incentive o seu velho amigo a manter seus instintos de caçada escondendo biscoitos e ração em locais incomuns da casa.

Coloque o cérebro do seu amigo para funcionar

Existem vários brinquedos que são feitos para manter o seu cachorro entretido e, portanto, ativo mentalmente. São treinamentos que misturam reconhecimento de cores e sons com pequenas recompensas.

Adeque os brinquedos às necessidades dele

Com o tempo os cães podem começar a perder um pouco da audição, da visão e alguns desenvolvem problemas nos dentes. Comprar bolinhas que brilham, que fazem barulho ao chacoalhar ou que sejam bem macias para a mordida são formas de contornar esses problemas.

Mude o ritmo das caminhadas

Seu amigão pode não estar andando tão rápido quanto antes, então que tal usar as caminhadas para exercitar outras partes do corpo que ainda estão afiadas, como o nariz? Vá mais devagar e permita que o pet pare para investigar os cheiros que ele sente pelo caminho: é um exercício que não vai cansar, mas vai deixá-lo mais alerta e esperto.

Pense em exercícios de baixo impacto

Agora que o cão já está velhinho, ele precisa se manter ativo, mas sem muito esforço. A natação pode ser uma ótima forma de conseguir esses dois benefícios, então não tenha medo de cair na piscina com o seu amigão.

Faça massagens no seu cão velhinho

Em qualquer idade o seu amigão vai adorar um bom carinho, então gaste um tempo fazendo massagens nele. Isso acalma o bichinho e ainda permite que o dono identifique dores ou alterações no corpo dele.

Não mude o que ele ainda pode fazer

Se o seu cão sabe alguns comandos de adestramento, continue trabalhando essas habilidades, independente da idade. Isso vai exercitar o cérebro e o corpo, mas atenção: fique apenas naquelas brincadeiras que não exigem muito esforço físico, como "senta" e "junto".

Carregando...